A Polícia Civil do Acre deflagrou, nesta quinta-feira (25), uma operação contra um esquema de tráfico de drogas dentro e ao redor do Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco. Dois suspeitos tiveram a prisão preventiva decretada, sendo que um deles foi detido dentro da própria unidade prisional.

De acordo com o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), apenas no último mês foram apreendidos cerca de 100 quilos de maconha em ações realizadas nas proximidades do presídio. A operação também cumpriu seis mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de 18 celulares.
Esquema descoberto
Segundo o presidente do Iapen, Marcos Frank, parte da droga era lançada por cima das muralhas do presídio, que chegam a 10 metros de altura. Outros envolvidos tentavam entrar pela portaria com entorpecentes escondidos.
“Na operação, foram identificados responsáveis por arremessar drogas para dentro do presídio. Também houve flagrantes de suspeitos tentando entrar com maconha. Somente em agosto, as apreensões somaram cerca de 100 quilos”, destacou Frank.
A investigação teve início em julho, após a prisão de três funcionários da cozinha do FOC que tentavam entrar com drogas na unidade. Desde então, o Iapen intensificou as revistas em celas, cozinha e blocos de convivência.
Intervenção no interior do presídio
Durante as buscas realizadas dentro das celas, os presos ofereceram resistência, o que exigiu a atuação do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE).
O delegado responsável pela operação, Pedro Paulo Buzolin, explicou que o entorpecente era destinado ao consumo dos próprios detentos.
“Foram apreendidos, além das drogas, celulares e cartões de memória. A investigação segue para identificar outros envolvidos no esquema”, afirmou Buzolin.
 
				 
								 
															 
								