O nível do Rio Acre atingiu 11,7 metros na medição das 5h deste domingo (21), em Rio Branco. Em comparação com o último domingo (14), quando o manancial marcava 6,9 metros, houve uma elevação de 4,7 metros em apenas sete dias, conforme dados da Defesa Civil municipal.
Segundo o órgão, o rio já ultrapassou a cota de atenção, que é de 10 metros na capital acreana, e está a apenas 1,8 metro da cota de alerta, estabelecida em 13,5 metros. A elevação está diretamente relacionada ao grande volume de chuvas acumulado em todo o estado ao longo do mês de dezembro.
A medição deste domingo foi a maior registrada durante a semana. No período entre os dias 14 e 21, foram acumulados 122,6 milímetros de chuva em Rio Branco, de acordo com o monitoramento oficial.
O coordenador da Defesa Civil, coronel Cláudio Falcão, alertou que a capital deve continuar enfrentando dias chuvosos ao longo da segunda quinzena de dezembro. Segundo ele, o cenário é influenciado pelo fenômeno La Niña, que vem se intensificando.
“O fenômeno acaba trazendo um aumento significativo de chuvas, inclusive de forma quase ininterrupta, como as registradas nos últimos dias”, explicou o coordenador.