Quase duas toneladas de alimentos estragados e impróprios para consumo foram apreendidas em dois supermercados de Sena Madureira, no interior do Acre, na manhã desta segunda-feira (26). Os proprietários dos estabelecimentos foram presos em flagrante. Os nomes não foram divulgados.



A fiscalização foi realizada pelo Ministério Público do Acre (MP-AC), com apoio da Anvisa, Procon-AC e das polícias Militar e Civil. Segundo o promotor substituto da Comarca de Sena Madureira, Wanderley Wanzelle, o órgão recebeu denúncias de que os mercados estariam vendendo produtos em condições impróprias para o consumo.
Em um dos supermercados, foram apreendidos mais de 450 quilos de alimentos, entre carne bovina e suína, peixe, embutidos, ovos, açaí e leite. De acordo com o promotor, também foi encontrada situação considerada gravíssima nas prateleiras.
“Foi dada voz de prisão em flagrante ao dono do estabelecimento, que foi encaminhado à delegacia para os trâmites legais”, afirmou Wanzelle.
“Parecia um necrotério”
No outro supermercado — um dos maiores da cidade — as equipes fizeram a maior apreensão de carne estragada já registrada no município, somando mais de 1,4 tonelada, segundo o MP. Conforme o promotor, parte dos produtos estava armazenada de forma inadequada.
O proprietário também foi preso em flagrante. Segundo Wanzelle, a operação evitou um risco direto à saúde da população.
Durante a fiscalização, um funcionário do estabelecimento relatou que parte da carne estragada seria reaproveitada na produção de linguiça. O promotor classificou a situação como extremamente grave e destacou que o caso pode gerar não apenas responsabilização criminal, mas também ações cíveis por danos morais coletivos.
Por conta da grande quantidade de produtos apreendidos, foi necessária uma carreta para fazer o transporte e descarte adequado dos alimentos. Segundo o MP, as fiscalizações devem continuar em outros estabelecimentos da cidade nos próximos dias, com o objetivo de coibir a comercialização de produtos impróprios para consumo e proteger a saúde pública.